REPOSITÓRIOS E OUTRAS FONTES ONLINE DE REAs. QUE PROFESSORES? QUE PRÁTICAS?

UC: Materiais e Recursos para Elearning

Docente: Professora Ana Nobre

De forma a levar a cabo a primeira tarefa do tópico II, de pesquisa e partilha de 3 fontes/repositórios de recursos educacionais abertos considerados de interesse, fundamentando a minha escolha, consultei de novo o recurso de Gurell. e Wiley (2008), indicado pela professora Ana Nobre OER Handbook for Educators 1.0, pois possui no seu capítulo Find OER, várias sugestões divididas em General Repositories, Science Repositories, Social Science Repositories, Humanities Repositories, Open Textbooks, Individual Project Sites. Para além deste recurso, achei por bem explorar os repositórios em Portugal e tendo por base o paper de 2011 Repositórios de Recursos Educativos Digitais em Portugal no Ensino Básico e Secundário: que caminho a percorrer? de Castro, Ferreira e Andrade, apresentado na Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, VI, Chaves, Portugal, analisei as 3 sugestões presentes no mesmo. Após rejeitar os repositórios que estão em manutenção, já foram encerrados, ou contêm pouco informação ou estão desatualizados, selecionei 3, com base nos seguintes pressupostos: o meu papel de mãe/encarregada de educação, o meu papel de professora de inglês e o meu papel de estudante do mestrado da Pedagogia do Elearning. Partido destes três papéis, humildemente e dentro dos meus conhecimentos na área, tentei verificar a qualidade (da minha perspetiva e da parte do próprio repositório), variedade e atualidade de materiais e a acessibilidade.

Repositório nº. 1 – Casa das Ciência

https://www.casadasciencias.org/

É um repositório em formato portal de base colaborativa, que nasce de um projeto académico de apoio aos professores do ensino básico e secundário, no ensino da matemática, e das ciências, recolhendo, validando e divulgando recursos digitais e incentivando professores e investigadores a divulgar os seus trabalhos nesta plataforma. Os mais de 2000 recursos educativos digitais nas categorias de Introdução às Ciências, Biologia, Física, Geologia, Matemática e Química são sujeitos a validação científica e pedagógica e partilhados sob a licença Creative Commons , by-nc-sa, de acesso livre, totalmente gratuitos. Para além dos recursos digitais a Casa das Ciências possui a WikiCiências, o Banco de Imagens e a Revista de Ciência Elementar.

A seleção da Casa das Ciências prende-se com o meu papel de Encarregada de Educação. A minha formação base são as humanidades e caso as minhas educandas tenham alguma dificuldade nos seus percursos académicos ao nível das ciências, sinto que esta ferramenta poderá ser uma mais-valia.

Repositório nº. 2: Merlot (Multimedia Educational Resources for Learning and Online Teaching)

https://www.merlot.org/merlot/

Projeto iniciado em 1997 pela California State University Center for Distributed Learning, que garantiu o seu desenvolvimento e a sua partilha gratuita. É uma comunidade que possui cerca de 18000 recursos, pesquisáveis por disciplina ou palavra-chave, na qual participam 23 sistemas e instituições de ensino superior como parceiros que contribuíram financeiramente para o desenvolvimento manutenção e distribuição de ferramentas que permitem a formação de comunidades envolvidas na criação de conhecimento partilhado de materiais de ensino e aprendizagem. Merlot oferece recursos de ensino e aprendizagem abertos e gratuitos, de alta qualidade especialmente para alunos universitários, através da colaboração dos seus parceiros, membros da comunidade, utilizadores, permitindo o acesso e utilização dos materiais sem fins comerciais. A maioria dos recursos é partilhada sob a licença Creative Commons  (Attribution Non-commercial No Derivatives). A qualidade dos materiais providenciados pela Merlot é assegurada por revisão por pares.

Na minha consulta e análise do repositório em causa, verifiquei que poderei usar alguns recursos, como professora de inglês, embora tenha concluído que alguns tenham restrições em termos de licenças.

Repositório nº. 3 – Open Learn

https://www.open.edu/openlearn/

O Open Learn é o repositório/plataforma da Open University, que oferece desde vídeos, artigos, quizzes, jogos interactivos, pósteres, programas de rádio e televisão, em parceria com a BBC, até mais de 900 cursos com duração até cem horas, gratuitamente. Estima-se que sejam cerca de 5400 horas de material de aprendizagem. Lançado em 2006, atrai mais de 69 milhões de visitantes que usufruem de conteúdos desenvolvidos por uma equipa preocupada, como compromisso, no bem-estar da comunidade e como missão, com o quebrar de barreiras através de apoio dos seus estudantes nas suas capacidades académicas, nas suas carreiras e no seu desenvolvimento pessoal. A Open Learn oferece experiências de aprendizagem adaptáveis a todo o tipo de público, disponíveis online e offline, com atribuição de certificados de participação. Os recursos providenciados são partilhados sob a licença Creative Commons CC-BY-NC-SA .

Este repositório surge na minha lista como possível apoio, como estudante da Universidade Aberta, no mestrado de Pedagogia do Elearning. Ao pesquisar temas como REA, educação à distância, entre outros, constatei que existem recursos muito interessantes e esclarecedores.

Discente: Célia Ribeiras

Data: 24/11/2019

Referências:

Castro C.; Ferreira, S.; Andrade, A. (junho 2011). Repositórios de Recursos Educativos Digitais em Portugal no Ensino Básico e Secundário: que caminho a percorrer? – Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, VI, Chaves, Portugal, 15-18 Junho, 2011 – Proceedings CISTI’2011 – 6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. ISBN 978-989-96247-2-6. p.489-495 Retrieved from: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/8359/1/Reposit%c3%b3rios_CISTI_17_Junho_2011_Actas.pdf

Gurell, S. (autor) & Wiley, D. (editor) (2008). OER Handbook for educators 01. Retrieved from: https://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one

Publicado por Célia Ribeiras

Estudante da UAB, mãe, professora, filha e amiga...

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar