O desafio foi…
- UM GRUPO – GRUPO 3
CÉLIA RIBEIRAS
ANA FONSECA
ANA LOUREIRO
2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Fraile, J., Pardo, R., & Panadero, E. (2016, October 5). ¿Cómo emplear las rúbricas para implementar una verdadera evaluación formativa? Revista Complutense de Educación, 28(4), 1321–1334. https://doi.org/10.5209/rced.51915
Mertler, C. (2001). Designing Scoring Rubrics for Your Classroom. Practical Assessment, Research and Evaluation, 7(25), 2–8.
Pereira, A., Oliveira, I., Tinoca, L., Pinto, M., & Amante, L. (2015). Desafios da avaliação digital no ensino superior. In Handle.net. Universidade Aberta. LE@D. https://doi.org/978-972-674-766-6
Stella Porto. (2005). A avaliação da aprendizagem num ambiente on-line. In EducaçãO, Aprendizagem e Tecnologias – um paradigma para professores do século 21 (pp. 140–161).
3. FERRAMENTAS DE TRABALHO COLABORATIVO
- GOOGLE DOCS
- POWTOON
4. UMA APRESENTAÇÃO
AVALIAÇÃO: DIGITAL
CONTEXTO: eLEARNING
E/COM RUBRICAS
5. DEBATE NO FÓRUM
REFLEXÃO:
O Desafio
O grupo foi fácil de construir, pois eu e as Anas criámos desde início uma empatia e consideramos que a nossa forma de trabalhar é semelhante. Respeitamos muito as disponibilidades uma das outras e para isso criámos/ usámos ferramentas adequadas ao trabalho assíncrono, nomeadamente um google doc, e uma ferramenta de apresentação “powtoon” partilhável. Desta forma, foi possível estarmos sempre atualizadas e criar colaborativamente
Conseguir compilar toda a informação pertinente numa só apresentação sem que se torna-se maçudo não foi fácil. Tivemos que construir, em primeiro lugar resumos da informação retirada das referências sugeridas. Para além dos resumos, elaborámos um esquema lógico da apresentação, com destaque para as rubricas que nos pareceram merecer uma maior relevância. A preocupação passou pela qualidade da informação presente na apresentação, pela clareza e correção da linguagem e pela capacidade de síntese.
De seguida, foi necessário escolher a ferramenta de apresentação. O Powtoon pareceu-nos dinâmico, vivo, alegre, estimulante e sobretudo colaborativo. Tivemos sempre o cuidado de nunca prejudicar a leitura dos diferentes diapositivos, evitando textos longos ou compactos e/ou uma linguagem demasiado erudita, recorrendo muito a imagens como forma de auxiliar a visualização e uma música animada para impor ritmo e dinamismo.
O Produto Final
O produto final deixou-me cheia de orgulho, afinal é uma apresentação esteticamente agradável, com uma música étnica que denota otimismo e sobretudo com com informação relevante adequada, com destaque para as rubricas e o seu papel na avaliação em contextos de eLearning. Para além disso, introduzimos um elemento final de grande originalidade, o Quiz final. A nossa intenção não foi avaliar os colegas, muito pelo contrário, foi, por um lado, tornar a nossa apresentação um pouco mais interativa, incluir um elemento de avaliação alternativa digital que potencia a metacognição. Ou seja, todos os que se desafiaram a si próprios e responderam ao questionário (Sim, sabemos que não era fácil. Foi de propósito), conseguiram concluir se a nossa apresentação contribuiu para um maior e melhor conhecimento acerca da avaliação digital em contextos de e-learning e com rubricas.
Percebemos, com os debates no fórum e com a análise feita que a música prejudicou a nossa apresentação, pois tornava-se repetitiva e interferia na concentração ao longo da visualização do nosso trabalho e que deveríamos ter deixado o quiz permanentemente disponível . Esta duas situações foram resolvidas e sinto que qualquer pessoa que tenha interesse nesta temática poderá usufruir deste artefacto que se encontra online, aberto, disponível para usar, reutilizar, adaptar e partilhar. Um Recurso Educacional Aberto que poderá ajudar na compreensão da temática e na construção de conhecimento.