TEMA 3 – INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EM CONTEXTO DE eLEARNING

DESAFIO

  1. Um caso real de avaliação (um instrumento de avaliação)

2. Elaboração de um artefato digital

2.1 Constituição do GRUPO 3

2.2 Leitura e análise de referências alusivas aos seguintes instrumentos / estratégias de avaliação:

  • Fóruns de Discussão
  • e-Portfólios
  • Mapas Conceptuais

2.3 Construção do artefacto com aspetos do processo avaliativo da ferramenta /instrumento/ estratégia de avaliação:

2.3.1 Características

2.3.2 Potencialidades

2.3.3 Limitações

Cliquem na imagem

REFLEXÃO

ASPETOS POSITIVOS

O Grupo

Aqui não há muito a acrescentar, apenas um obrigada à professora Lúcia Amante por nos ter dado a possibilidade de trabalhar com as pessoas com quem mais nos identificamos.

A Co-Construção

Sentirmos que colaboramos, que as nossas visões, comentários, reflexões e destaques têm pertinência, lógica e interesse para fazer parte de um artefacto, é uma sensação muito prazerosa.

A Artefacto

O artefacto não seria possível sem os vastos conhecimentos da colega Ana Fonseca em construção de sites, mas a sua riqueza passou pela partilha e construção de informação pelos 3 elementos do grupo. (Já agora aproveito. Muito Obrigada, meninas).

O nosso objetivo para este site é que este permaneça vivo, atualizado, com mais e nova informação acerca de avaliação digital em contexto de eLearning, que se torne útil para todos os que tenham interesse na temática. Ele está disponível online pode ser consultado e nós como suas criadoras de tudo faremos para que este seja pertinente e contenha as mais recentes visões acerca do tema.

A Reflexão

Os 3 elementos do grupo são professoras / formadoras e quando apresentamos os nossos casos, na primeira fase do trabalho, seguido da seleção do momento de avaliação da Ana Fonseca e respetiva análise, houve muitas conclusões que daqui surgiram.

Estando nós num ensino remoto de emergência, tentando aplicar os conhecimentos que fomos adquirindo nas diferentes UCs deste mestrado (O que foi uma vantagem para nós as 3), nomeadamente as estratégias, instrumentos de avaliação mais adequadas, apoiados por rubricas bem construídas, este trabalho surge no momento certo. Tudo foi posto em questão. e as perguntas que se colocaram foram (referindo apenas as que se relacionam com a avaliação):

  • Será que as ferramentas de avaliação que estamos a usar promovem o trabalho colaborativo e colocam o aluno no centro?
  • Será que se construíssemos as rubricas com os alunos estas seriam mais adequadas?
  • Será que as estratégias de avaliação que privilegiamos potenciam a metacognição e a autorregulação?
  • Será que estou a ser justa a avaliar os meus alunos neste período tão invulgar?

Esta reflexão, seguida de uma autoavaliação mais pessoal mudou muito a forma como passei a ver a avaliação digital em contexto de eLearning, implicando mudanças, adaptações e sobretudo novas abordagens na minha vida profissional.

O QUE DEVERIA TER SIDO DIFERENTE

Depois de analisado pela professora Lúcia Amante, compreendemos onde falhámos:

Não nos focámos na ferramenta digital escolhida para execução da atividade: o que fizemos foi analisar as potencialidades e fragilidades do próprio momento de avaliação no seu geral. Ou seja, o que deveríamos mudar para que fosse ao encontro dos pressupostos defendidos para uma avaliação alternativa digital em contextos de eLearning.

Focámo-nos nas rubricas: mesmo tendo noção que as rubricas não são instrumentos/ferramentas de avaliação, sentimos que estas poderiam ser melhoradas com a co-construção, com a sua utilização em peer e self assessment.

Artefacto com muito texto, sem recursos visuais: O facto da informação ser tão específica e tão técnica, aliada à ferramenta selecionada, considerámos as ilustrações pouco pertinentes. Mas depois uma reflexão sobre o assunto, considero que poderíamos ter tornado o artefacto mais atrativo e mais leve, através de uma maior paleta de cores, por exemplo.

Extensão: este fator prende-se sobretudo com a dinâmica que queremos para o futuro do nosso site. Este site foi construído como artefacto para um trabalho da UC de Avaliação em Contextos de eLearning, mas não queremos que este “morra”. Muito pelo contrário, queremos que sirva para todos os que queiram saber um pouco mais sobre avaliação em contexto de eLearning tendo a intenção de o “alimentar” com informação, reflexões, links, recursos e produtos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cruz, C., Araújo, I., Pereira, L., & Martins, M. de L. (2010). Uma abordagem da avaliação online no ensino superior: e-portfolios em rede social. Revista EduSer2(2), 3–27. http://hdl.handle.net/10198/3959

Fraile, J., Pardo, R., & Panadero, E. (2016, October 5). ¿Cómo emplear las rúbricas para implementar una verdadera evaluación formativa? Revista Complutense de Educación28(4), 1321–1334. https://doi.org/10.5209/rced.51915

Freire, C. (2010). Mapas conceituais na Educação a Distância: uma análise sob a ótica da Complexidade. Anais Eletrônicos. http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Cristiane-Sa-Freire&Fabiana-Cristina-Ribeiro&Lidia-Bravo.pdf

Mertler, C. (2001). Designing Scoring Rubrics for Your Classroom. Practical Assessment, Research and Evaluation7(25), 2–8.

Souza, N. A. de, & Boruchovitch, E. (2010a). Mapas conceituais e avaliação formativa: tecendo aproximações. Educação e Pesquisa36(3), 795–810. https://doi.org/10.1590/s1517-97022010000300010

Souza, N. A. de, & Boruchovitch, E. (2010b). Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educação Em Revista26(3), 195–217. https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300010

Uchôa, K. C. A., & Uchôa, J. Q. (2012). Uma Análise Sobre Avaliação Colaborativa em Fórums de Discussão. RENOTE10(3). https://doi.org/10.22456/1679-1916.36376

Vonderwell, S., Liang, X., & Alderman, K. (2007). Asynchronous Discussions and Assessment in Online Learning. Journal of Research on Technology in Education39(3), 309–328. https://eric.ed.gov/?id=EJ768879

Publicado por Célia Ribeiras

Estudante da UAB, mãe, professora, filha e amiga...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: