Pesquisa e Seleção de 2 REA disponíveis online

Disciplina: Materiais e Recursos para Elearning
Docente: Professora Ana Nobre
in Flickr, 2017

Na primeira fase do tópico II da disciplina Materiais e Recursos para eLearning, o colega Luís André deu-me a conhecer o repositório OER Commons Curate Collections. Este repositório foi uma surpresa para mim, pois como professora do ensino profissional, os recursos educacionais são escassos, sobretudo recursos adaptados ao perfil de saída de cada turma. Esta dificuldade implica a criação autónoma de recursos, para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais eficaz, focado e prazeroso. O OER Commons Curate Collections oferece um separador denominado Career and Technical Education, direcionado para o ensino profissional.

Este repositório disponibiliza Planos de Aula, Recursos e Cursos. Na minha pesquisa, tendo por base os conteúdos que estou neste momento a lecionar no 3º ano (correspondente ao 12º ano de escolaridade) da turma Técnico de Restaurante/Bar, selecionei um plano de aula, Interviewing Skills 301 – Get Prepared (Dawn Egan). Deste plano de aula aproveitei sobretudo os recursos, por uma questão de adaptação à turma, ao nível de competência e à minha metodologia.

A utilização dos recursos deste repositório implica o registo no repositório, completamente gratuito. Quero referir que acabei por selecionar 3 Recursos Educacionais Abertos (2 vídeos e 1 ficha de trabalho) e não 2, por uma questão de diversificação da tipologia e de aplicação em sala de aula.

Com receio de que os vídeos partilhados no Youtube® não fossem considerados um REA na sua plenitude, pois não reúnem todas as características que um REA deve ter, recorri à plataforma Kahoot e criei um Quiz a partir de um existente, acerca da temática. Alterei a imagem, retirei algumas questões e partilhei o mesmo com todos os utilizadores. Esta plataforma também implica registo gratuito.

Os critérios de seleção dos REA terão por base os 5 Rs de Wiley (2014), como referenciado em Mazzardo, Nobre e Mallman (2006), nomeadamente Retain, Reuse, Revise, Remix, Redistribute.

REAs

REA 1: Plano de aula

https://www.cteonline.org/curriculum/lessonplan/interviewing-skills-301-get-prepared/iXKAEB

RetainPode ser descarregado em formatos DOCX, PDF e HTML, ou seja permite ter uma cópia do mesmo. Pode ser recomendado a outros utilizadores do repositório.
Reuse
Revise Remix Redistribute
Todos os recursos no OER Commons Curate Collections estão licenciados sobre Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 License, que permite “Share — copy and redistribute the material in any medium or format, Adapt — remix, transform, and build upon the material”, respeitando o seguintes termos “Attribution— You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use. NonCommercial — You may not use the material for commercial purposes. ShareAlike — If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same license as the original.”

REA 2: Vídeo Origin of the Interview

https://www.cteonline.org/resources/view/84809

Critérios de seleção:

Retain É possível guardar o vídeo, como utilizador do Youtube®, mas não é possível fazer o seu download.
ReuseÉ permitida a reutilização deste recurso.
ReviseNão é permitido
RemixNão é permitido
RedistributeÉ permitida a partilha do recurso original

REA 2 – Vídeo Nathan – Plumber Apprentice

https://www.cteonline.org/resources/view/84955

RetainÉ possível guardar o vídeo, como utilizador do Youtube®, mas não é possível fazer o seu download.
ReuseÉ permitida a reutilização deste recurso.
ReviseNão é permitido
RemixNão é permitido
RedistributeÉ permitida a partilha do recurso original

REA 3 – Ficha de Trabalho – Teacher Notes – 5 Part Interview (adaptado)

https://www.cteonline.org/curriculum/lessonplan/interviewing-skills-301-get-prepared/iXKAEB#lp-activity-409690

RetainÉ permitido o download da ficha, em formato DOCXou PDF
ReuseÉ permitida a sua utilização das mais variadas formas.
ReviseEste recurso era originalmente um documento com anotações do professor, e foi transformado numa ficha de trabalho para alunos. Os seus conteúdos foram a base da ficha de trabalho. Esta adaptação tem como objetivo ajustar os conteúdos ao nível da turma, ao ambiente de aprendizagem, às necessidades dos alunos, apoiando necessidades pedagógicas específicas (Gurrel, & Wiley, 2010)
RemixEstes conteúdos podem ser combinados com outros recursos abertos para criar um novo recurso. Ou seja, eu poderei contactar a autora deste plano de aula, Dawn Egan, e partilhar com a mesma a ficha de trabalho, contribuindo para o movimento REA e todos os seus pressupostos.
RedistributeSendo proveniente de um repositório aberto, a sua partilha como original, ou num formato alterado ou remisturado é permitida, apenas tendo que respeitar a mesma licença.

https://drive.google.com/file/d/1RmM50k0UI50l9njdhetYfEP_i0jb_J8b/view?usp=sharing

REA 4 – Online Quiz – Going to a Job Interview (adaptado)

https://create.kahoot.it/share/going-to-a-job-interview/86e40f46-d434-4acb-b839-e1b316111dc6

RetainMediante registo na plataforma Kahoot, podemos colocar os Kahoots na nossa página.
ReuseÉ permitida a sua utilização nos mais variados locais, implicando sempre acesso à Internet.
ReviseEste recurso era originalmente mais extenso, com mais perguntas, com algumas informações não trabalhadas na primeira aula. Alterei o seu conteúdo e corrigi algumas gralhas, pois o repositório/plataforma assim o permite, adaptando-o aos conteúdos a lecionar.
RemixEstes conteúdos podem ser combinados com outros recursos abertos para criar um novo recurso.
RedistributeA partilha destes recursos é autorizada, através de diferentes plataformas como endereço eletrónico, Facebook, Twitter, entre outros. Os recursos criados por cada um podem ficar visíveis a todos os utilizadores, ou exclusivos para o seu criador.

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

Tema:

A Entrevista de Emprego

Destinatários:

Alunos do 3º ano (equivalente ao 12º ano de escolaridade) do curso Técnico de Restaurante/Bar, do Ensino Profissional.

Conteúdos Programáticos:

Atividade de Aprendizagem inserida no módulo 8, “O mundo do trabalho” da disciplina de inglês, da componente sociocultural, do programa da disciplina de Inglês, proposto pela Direção-Geral de Formação Vocacional para os cursos profissionais de nível secundário, no ano letivo 2004/2005, que serve de referência até aos dias de hoje.

O módulo 8 que visa “sensibilizar e preparar os jovens para esta nova concepção de trabalho, com a consequente internacionalização e flexibilização do emprego, e para a diversidade de percursos formativos e profissionais, ajudá-los-á a problematizar o seu itinerário pessoal e vocacional e os seus projectos futuros” (Programa Componente de Formação Sociocultural Disciplina de Inglês, 2014), abordando “vários tipos de texto”. (op.cit)

Objetivo Geral:

Simular uma entrevista de emprego, com as 5 fases, usando das boas práticas em cada uma delas.

Objetivos Específicos

Identificar as questões presentes em entrevistas de emprego

Identificar as 5 fases da entrevista

Reconhecer os erros possíveis nas entrevistas de emprego

Enunciar as boas práticas nas diferentes fases da entrevista de emprego

Simular as cinco fases da entrevista através da representação

Conteúdo(s):

As perguntas chave da entrevista de emprego

A entrevista de emprego

As 5 fases da entrevista de emprego: O Antes da Entrevista, O Início da Entrevista, A Entrevista, O Fim da Entrevista, O Pós Entrevista

Pré-requisitos:

Vocabulário e estruturas relacionados com a procura de emprego

Elaboração do Curriculum Vitae e Carta de Apresentação

Compreensão de anúncios de emprego

Tempo:

2 aulas de 90 minutos

Materiais e Recursos Didáticos:

Materiais:

Computador

Projetor

Fichas de Trabalho

Internet

Telemóveis

Quadro

Recursos:

REA: Origins of the interview (video)

REA: Nathan – Plumber Apprentice (video)

REA: 5 Part Interview (Ficha de Trabalho) – Adaptada

https://drive.google.com/file/d/1RmM50k0UI50l9njdhetYfEP_i0jb_J8b/view?usp=sharing

REA: Quiz – Going to a Job Interview  – Adaptado

Internet

Ficha de Trabalho: Job Internet Search

https://drive.google.com/file/d/1izQ78Q7njYuYSQoy5J4OalQmE9l4qxJ3/view?usp=sharing

Ficha de Trabalho: Job Interview – Script

https://drive.google.com/file/d/1Xg60IhJPsrX0v2_Ood5jUzoSNC7UetGk/view?usp=sharing

Enunciado de Trabalho

Aplicação vídeo

Estratégias

Aula 1 (90 min)

Warmer: (5 min)

A professora questiona os alunos acerca das principais ocupações na pré-história.

Apresentação: (10 min)

Os alunos visualizam o filme “Origins of the interview” 2 vezes.

Metade da turma regista as perguntas.

A outra metade regista as respostas do vídeo.

A professora e os alunos analisam as perguntas e respostas.

Os alunos chegam às primeiras 4 fases da entrevista a partir do visionamento do filme.

Prática: (50 min)

1ª Visualização do filme “Nathan – Plumber Apprentice” por parte dos alunos

A professora coloca questões acerca das diferenças entre o candidato 1 e candidato 2

2ª e 3ª Visualização do filme e resposta às fichas de trabalho – The 5 part interview (adaptadas) – em grupos de 3

Correção das fichas de trabalho entre grupos

Produção: (20 min)

Os alunos pesquisam e selecionam, a pares, na Internet no website https://ec.europa.eu/eures/public/pt/homepage uma oferta de emprego num país de língua inglesa, de Bartender ou Waiter/Waitress.

Os pares registam numa ficha de trabalho os dados importantes acerca desse anúncio de emprego.

Revisão: (5 min)

A professora pede para os alunos completarem 5 frases oralmente, acerca dos conteúdos trabalhados na aula

Aula 2 (90 min)

Warmer: (10 min)

Os alunos jogam o Quiz – Going to a Job Interview, na plataforma Kahoot.

Apresentação: (10 min)

Cada par de apresenta o emprego selecionado a turma.

Prática: (40 min)

Cada par elabora um guião de uma entrevista de emprego simulada.

Um dos elementos do par será o entrevistador, o outro será o candidato ao emprego.

Cada par pratica o seu diálogo, preparando o role-play.

Produção: (15 min)

Usando a câmara do telemóvel, os pares gravam os seus Role-Plays (entrevistas de emprego)

Revisão : (20 min)

A professora reúne todos os guiões e Role-Plays e mostra na turma os vídeos.

Durante a visualização de cada vídeo, os alunos comentarão os vídeos dos outros pares, a partir de perguntas colocadas pela professora.

Avaliação:

Observação em sala de aula

Apresentação oral do emprego selecionado

Vídeo (Role-play) + Guião

Referências Bibliográficas

Gurell, S.(author), & Wiley, D. (editor) (2010). OER Handbook for Educators 1.0 – WikiEducator. Retrieved, from Wikieducator.org website: https://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one [December 18, 2019]

https://www.cteonline.org/

https://www.flickr.com

https://kahoot.com/

Mazzardo, M. D., Nobre, A., & Mallmann, E. M. (2016). Como aprender com recursos educacionais abertos? VII Congresso de Estilos de Aprendizagem. Retrieved from:

https://doi.org/http://hdl.handle.net/10400.2/6902

Programa Componente de Formação Sociocultural Disciplina de Inglês. (2014). Ministério da Educação: Direcção-Geral de Formação Vocacional.

Publicado por Célia Ribeiras

Estudante da UAB, mãe, professora, filha e amiga...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: