
O MEU E-PORTFOLIO
#PPEL13
Este será um espaço de partilha sobre pedagogia em eLearning, inserido na Unidade Curricular de Processos Pedagógicos em eLearning.
Estejam atentos… novidades para breve…
Temática I – A Pedagogia do eLearning
Temática 1 – A PEDAGOGIA DO ELEARNING
Tarefa 1
Refletir acerca dos aspetos fundamentais relativos à pedagogia do eLearning e ao papel do professor em contexto online, implica pesquisa, seleção, leituras, visualizações, apontamentos à moda antiga, num caderninho de argolas azuis, cuja capa tem a seguinte exclamação: Friday, pleaseeeeeeeeee…. (como que se fosse importante o dia da semana atualmente). Depois de explorar repositórios abertos, websites, blogs e as referências sugeridas pela professora Lina Morgado, construí uma pequena bibliografia acerca das temáticas em causa, mais especificamente a história da pedagogia do eLearning, as novas abordagens emergentes, centradas em torno da aprendizagem em rede e do conectivismo e do papel do professor no mesmo contexto.
Respeitando, as indicações dadas, selecionei 2 referências que considerei pertinentes neste processo e criei uma bibliografia anotada.
Quais as referências selecionadas?
Siemens, G. (2017). Connectivism: A learning theory for the digital age. In Foundations of Learning and Instructional Design Technology. Pressbooks. https://lidtfoundations.pressbooks.com/chapter/connectivism-a-learning-theory-for-the-digital-age/
Anderson, T. (2008). Teaching in an Online Learning Context. In T. Anderson (Ed.), The theory and practice of online learning (pp. 343–361). Au Press. https://www.aupress.ca/app/uploads/120146_99Z_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf
Quais os motivos que me levaram a escolher estas referências?
A primeira referência, de George Siemens, o criador da teoria do conectivismo. Esta referência é uma boa base para a história do conectivismo, referindo, de forma resumida algumas das características das restantes teorias da aprendizagem. Uma boa base para partir para investigações mais recentes.
A segunda referência aborda a importância do professor e da sua presença efetiva e eficaz no ensino online, da perspetiva de um e-professor conceituado, Terry Anderson.
BIBLIOGRAFIA ANOTADA
- Siemens, G. (2017). Connectivism: A learning theory for the digital age. In Foundations of Learning and Instructional Design Technology. Pressbooks. https://lidtfoundations.pressbooks.com/chapter/connectivism-a-learning-theory-for-the-digital-age/
O capítulo aborda o conectivismo como teoria alternativa num mundo conectado em rede, em que o conhecimento cresce exponencialmente todos os dias, a aprendizagem, formal ou informal ocorre ao longo da vida, envolvida permanentemente em tecnologia. O autor inicia o capítulo apresentando a forma como as pessoas aprendem à luz das teorias behaviorista, cognitivista e construtivista, explorando de seguida as limitações das mesmas.
O conectivismo surge como a teoria da aprendizagem da era digital, que integra as teorias do caos, da rede, da complexidade e da auto-organização. A aprendizagem depende de conexões de nós especializados ou fontes de informação, em rede, que alteram a forma de pensar e agir: “This amplification of learning, knowledge and understanding through extendion of personal networks is the epitome of connectivism.” (Siemens, 2017). A atualização do indivíduo depende do ciclo de desenvolvimento da aprendizagem (indivíduo – rede – organização).
O conectivismo não tem implicações só a aprendizagem, mas também, nas organizações, nos media, na gestão e liderança e no design de ambientes de aprendizagem, entre outros.
Esta referência permite-nos compreender a forma como o indivíduo aprende atualmente e o que é que mudou com a Internet e consequentemente num mundo em rede. Desta forma, e tendo por base os princípios do conectivismo, a nível pedagógico no contexto de eLearning, há necessidade de adaptar estratégias, atividades, design de ambientes de forma a facilitarmos a aprendizagem dos nossos alunos. Consequentemente, a atribuição de novos papéis aos professores e alunos é inevitável
- Anderson, T. (2008). Teaching in an Online Learning Context. In T. Anderson (Ed.), The theory and practice of online learning (pp. 343–361). Au Press. https://www.aupress.ca/app/uploads/120146_99Z_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf
Este capítulo explora o papel do professor online, com as suas principais componentes o nível da presença docente e as características que este deve ter, em conjunto com algumas sugestões e orientações para que o mesmo seja o mais bem-sucedido, nomeadamente ao nível da avaliação e do processo de construção da presença docente.
As principais componentes da presença docente de um professor são: o desenhar e organizar um contexto de aprendizagem online, facilitar o discurso nesse ambiente e a instrução direta aos seus participantes.
Na componente desenho e organização é importante ter em conta as necessidades e aspirações dos alunos, o estilo e competências do professor, bem como a tecnologia disponível, na criação de atividades que incentivem o estudo independente e a construção da uma comunidade que explore e fomente o conhecimento.
Facilitar o discurso ou participação nesse contexto revelará o poder de raciocínio de cada aluno e será alvo de avaliação por parte do professor, responsável por providenciar feedback construtivo e formativo.
Instruir é mais do que orientar, é motivar, comentar, partilhar e esclarecer. É ser um e-moderador/modelador, um facilitador da aprendizagem.
O documento permite-nos, não só, explorar a presencialidade de um professor num ambiente de aprendizagem online, como construtor/criador do mesmo e respetivos conteúdos e atividades, como guia interativo, como mediador e modelador, como avaliador e como orientador, mas também, ter acesso a estratégias, modelos e ferramentas para uma prática eficaz.
OUTRAS REFERÊNCIAS (igualmente importantes)
- Anderson, T., & Dron, J. (2011). Three generations of distance education pedagogy. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 12(3), 80. https://doi.org/10.19173/irrodl.v12i3.890
- Couros, A. (2010). Teaching & Learning in a Networked World (Keynote) | open thinking. Open Thinking: Rants & Resources from an Open Educator. http://educationaltechnology.ca/1890
- Downes, S. (2007). What Connectivism Is. Www.Downes.Ca. https://www.downes.ca/cgi-bin/page.cgi?post=38653
- Downes, S. (2017). Five Minutes on Connectivism [YouTube Video]. In YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=obokyuibtec
- Downes, S. (2020). Recent Work in Connectivism. European Journal of Open, Distance and E-Learning, 22(2), 113–132. https://doi.org/10.2478/eurodl-2019-0014
- Lisbôa, E. S., Bottentuit Junior, J. B., & Coutinho, C. P. (2010). Conceitos emergentes no contexto da sociedade da informação : um contributo teórico. Repositorium.Sdum.Uminho.Pt, 2(3). http://hdl.handle.net/1822/10926
- Lopes, N. M. (2018). A Sociedade Digital: a redefinição da escola, do papel do professor e do aluno The Digital Society: the redefinition of the school, the role of the teacher and the student. Saber & Educar, 0(25). https://doi.org/10.17346/se.vol25.320
- Pacheco, C. (2019). Aluno tecnológico: o perfil do aluno e sua relação com o professor na era digital. In repositorio.bc.ufg.br. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10219
- Pereira, M. (2016). O conetivismo e as suas implicações nas noções de aprendizagem e conhecimento. In repositorioaberto.uab.pt. http://hdl.handle.net/10400.2/5573
- Prestes, N. (2018). Language MOOCs: uma análise conectivista do ensino de línguas [Universidade Federal de Pelotas]. In Ufpel.edu.br. https://doi.org/http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4345
- USC: Learning and Teaching. (2014). Overview of connectivism – Dr George Siemens [YouTube Video]. In YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=yx5VHpaW8sQ
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Célia Ribeiras